Published on 01/27/2014
O ultimato de Bo(u)rn(e)
By Eli Shiffrin, Carsten Haese, James Bennett, and Callum Milne
This Article from: James Bennett
Translated by José Moreira
Cranial Translation
Deutsch
English
Español
Français
Italiano
Pусский
Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.
Como sempre, se tiveres questões, sugestões, envia-as pelo botão "Email US", enviando um email para moko@cranialinsertion.com , ou um tweet @CranialTweet.
Q: Se eu conjurar um Reabastecer e tiver um Sátiro Abençoado no meu cemitério, posso usar a habilidade de agraciar? Ou só funciona se vier da minha mão?
A: Podes agraciar, mas isso não tem nada a ver com a zona de onde o Sátiro vem. Agraciar é um custo alternativo que podes escolher quando conjuras a carta; se o fizeres, ele deixa temporariamente de ser uma criatura e começa a ser uma Aura. Então podes fazer o agraciar de qualquer zona que possas conjurar o Sátiro, mas o Reabastecer não conjura. Apenas o move de zona (cemitério para o campo de batalha).
Mas vais ter o Sátiro de volta — apesar de não ser uma Aura neste caso, é sempre um encantamento.
Q: Estou a jogar com um deck de mill que usa Lazav, Mentor dos Dimir. Se eu "moer" o Emrakul, o Fragmento dos Éons do meu oponente, o Lazav pode-se tornar uma cópia dele? Ou o facto de que ele se baralha previne isso? E o Progenitus?
A: Lazav pode copiar o Emrakul todo o dia — ele só quer saber que carta foi pro cemitério, não se ficou lá.
O Progenitus é diferente, porque ele não diz para o baralhares quando lá vai, mas sim em vez de ser posto lá.
Q: Já li como funciona o True-Name Nemesis e a proteção de jogador. Mas e dar proteção a um jogador, com o Tigre de Seht ou Auréola Rúnica? Pode uma Auréola Rúnica nomeando o Tarmogoyf impedir que o Goyf bloqueie as minhas criaturas?
A: Enquanto que proteção de um jogador é uma coisa nova, proteção a um jogador está bem definido. Funciona da mesma maneira que as outras proteções, mas só se aplica ao jogador, não a permanentes que ele controla.
Então a Auréola previne todo o dano do Goyf, não podes ser alvo de habilidades de Goyfs, e não podes ter Goyfs anexados a ti ou ser bloqueado por Goyfs./A]
Q: Posso usar Evocação Selvagem para agraciar um Arconte Celestial no turno do meu oponente? E se sim, o que acontece ao marcador?
A: Podes sim! Quando começas a conjurar uma carta com agraciar, é uma carta de criatura — só muda para aura na segunda parte de conjuração.
Então a Evocação vê que queres conjurar uma criatura, e deixa-te continuar como se tivesse lampejo. E também não pode ser anulado.
E depois quando entra o Arconte como Aura, ele vai ter um marcador +1/+1 nele.
Uma vez que é no Arconte e não na criatura, não faz nada a criatura a que está anexado.
A: Sim! A habilidade desencadeia no inicio da etapa final. Depois de todos descartarem, todos os jogadores têm de novo prioridade para conjurar mágicas ou activar habilidades.
Q: Se estiver a ser atacado e tiver um Nefilim Rastro de Tinta, posso conjurar um Golpe Espelhado nele, copiando assim todas as minhas criaturas atacantes e fazer com que o meu oponente leve dano delas?
A: Para estarem "não bloqueadas", uma criatura precisa de estar a atacar. E se for o oponente do teu turno, o teu Nefilim Rastro de Tinta não está a atacar, o que quer dizer que não é um alvo legal para o Golpe Espelhado e este truque não funciona.
Q: Se eu controlar Anjo do Júbilo e o meu oponente conjurar Onda Assassina com X=0, morrem todas as criaturas ?
A: As únicas criaturas que morrerão serão aquelas que os seus controladores estejam contentes por as sacrificar. A Onda Assassina não envolve sacrificar ou pagar vida como custo de conjuração, e quando pede para sacrificar não é uma habilidade ativada. Então o Anjo do Júbilo não vê nada para interferir; para cada criatura terás a hipótese de escolha entre pagar 0 de vida ou sacrificar, e são ambas legais.
Q: E usar um Capturar Pensamento com o Anjo do Júbilo na mesa?
A: Isso também funciona bem. Perder vida é parte do efeito, e não custo.
Q: Eu ataco com Comedor de Culpa e depois, para ter a certeza que não morre, uso Reconhecimento para remover do combate antes que o meu oponente bloqueie. A habilidade dele irá desencadear uma vez que ele não foi bloqueado?
A: Vais-te sentir culpado por não teres esperado um pouco mais. Atacar e não ser bloqueado exige que se chegue a etapa de declaração de bloqueadores para ver se foram ou não bloqueados. Uma vez que ele saiu antes dessa etapa, a sua habilidade não desencadeia.
Q: Se Entardecer Encantado e Opalescência estão ambos em jogo, o que acontece aos terrenos? E se morrerem, existe alguma hipótese de os virar primeiro para mana ?
A: Vão todos ter uma morte terrível, uma vez que o custo de mana convertido é 0, ficam todas 0/0. E isto é uma ação baseada no estado e não pode ser respondida, porque não vais ter um terreno tempo suficiente para virar para mana. Mais, os terrenos que jogas — como são criaturas — vão ter enjoo de evocação durante a sua curta estadia no campo de batalha.
Q: Tenho um Vampiro de Mefidross, e ataco com Cruzado Phyrexiano. O cruzado recebe um marcador +1/+1, ou o facto de ter infectar influencia?
A: Infectar não troca ou previne dano, só muda o resultado dele (marcadores de veneno nos jogadores, ou marcadores -1/-1 em criaturas). Então ele dá dano e irá receber o marcador +1/+1.
Q: Se uma mágica com custo zero como o Memnito ganhar cascata, o que acontece? Fico sempre a revelar o baralho todo e fica empate?
A: Vais revelar o teu grimório todo, revelando e exilando cartas, até que fiques sem nenhuma. Depois termina, e metes tudo o que foi revelado no fundo (que tá temporariamente vazio) aleatoriamente, e está feito.
Q: Se Mirko Vosk, Sugador de Mentes ganhar golpe duplo de alguma maneira, a sua habilidade desencadeia duas vezes?
A: Golpe duplo quer dizer que há duas etapas de dano de combate na fase de combate, e uma criatura com golpe duplo causará dano em ambas. Então se o Mirko não for bloqueado (ou se tiver atropelar, e conseguir causar dano depois de matar todos os bloqueadores na primeira fase), ele causará duas vezes dano ao teu oponente. E para uma dessas vezes a sua habilidade irá desencadear e "móis" algumas cartas.
Q: Ouvi dizer que se podia reativar a habilidade de monstruosidade depois de termos usado uma vez. Isto quer dizer, que, se pagar para ativar a monstruosidade do Leão da Juba Lanosa, e o meu oponente fizer uma Lâmina da Destruição , não vou poder responder com uma nova ativação da monstruosidade?
A: Isso é legal — o leão só fica monstruoso quando a habilidade resolve (e a ativação original ainda não resolveu neste caso), o que não te impede de ativares de novo, mas não fará nada se ele já for monstruoso.
Então uma segunda ativação vai anular a Lâmina da Destruição, e quando a primeira resolver não acontecerá nada./A]
A: Não é bem assim. As habilidades ativadas têm custo e efeito. Mas se vires o extorquir lá diz "quando..." portanto é uma habilidade desencadeada.
Q: Faço unearth a um Anatemântico, depois sacrifico-o para conjurar um Rescue from the Underworld. Ele irá regressar na minha próxima etapa de manutenção ?
A: Sim!
Q: Se estiver a -7 de vida sobrevivendo com Morte-Vida Phyrexiana, o meu Sombra da Morte é uma 20/20?
A: Sim! Números negativos às vezes são usados nos cálculos. Portanto ele ficará uma 20/20.
Q: O meu oponente tem um bicho com Provação de Érebo e dois marcadores +1/+1. Quando ele ataca com aquela criatura, existe alguma maneira de eu conjurar o Clarão Celestial para evitar descartar ?
A: Podes, desde que no tempo correto. Quando a habilidade da Provação é posta na pilha, tens de conjurar em resposta a isso. Assim ele tem de sacrificar antes da habilidade resolver e nunca chega a ter três marcadores.
Q: Se o meu oponente tiver Elesh Norn, Cenobita-Mor, posso exilá-la com Sacerdote Banidor?
A: A habilidade desencadeada do Sacerdote Banidor exila o alvo até o Sacerdote Banidor deixar o campo de batalha. Mas normalmente, o Sacerdote Banidor vai morrer como ação baseada no estado (devido a ser uma 0/0 quando está a olhar de frente para a Elesh Norn) antes da sua habilidade desencadeada ter hipótese de resolver. E uma vez que o Sacerdote Banidor deixou o campo de batalha antes do alvo ser exilado, as regras dizem que não exila o alvo já à partida.
Q: Porque é que a página do Gatherer para a Espinha Dorsal de Ish Sah diz que não o posso sacrificar? Nada na habilidade parece proibi-lo.
A: Bem, na realidade não diz exatamente isso. A razão para o comentário é que às vezes, novos jogadores veem uma carta como a Espinha Dorsal de Ish Sah, leem a segunda habilidade, e pensam que significa que podem simplesmente sacrificá-la quando querem, para a devolverem para a mão. O comentário no Gatherer lembra que a segunda habilidade da Spine não permite que a sacrifiques (é isso que diz na realidade — ler cuidadosamente é importante); precisarias de algo diferente (tipo, digamos um Atog) para poder fazer isso.
Estou temporariamente — mas felizmente não definitivamente — sem questões por agora, portanto ficamos por aqui esta semana. Mas voltem dentro de uma semana, quando o Carsten sonda os fundos do submundo para vos trazer todo o tipo de informação de regras passível de vos transformar o cérebro em pedra, no especial Born of the Gods da Cranial Insertion!
- James Bennett
About the Author:
James Bennett is a Level 3 judge based out of Lawrence, Kansas. He pops up at events around Kansas City and all over the midwest, and has a car he can talk to.
No comments yet.